A Tv Zimbo continua a liderar o ranking dos canais mais vistos em Angola, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela empresa Mira – Market Inteligence Research Analytics.
No estudo, enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o canal de televisão que pertence ao grupo Media Nova, que foi arrestado pelo Estado angolano, figura na primeira posição com 45% da preferência, seguido pela TPA 1 (38%) e pela Zap Novelas (36%), que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.
A pesquisa realizada pela Mira e que envolveu um total de 9.500.000 pessoas maiores de 15 anos, residentes nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, dá ainda conta que 28% dos entrevistados prefere assistir o “Telejornal” da TPA 1, fazendo do programa o mais visto, seguido por dois programas da Tv Zimbo, o “A tarde é Nossa” (25%), em segundo lugar, e o “Fala Angola” (23%), em terceiro.
“Relativamente ao apresentador preferido dos angolanos, a disputa é forte”, refere o estudo, dando conta que o principal pivô do noticiário central da Televisão Pública de Angola, Ernesto Bartolomeu, volta a conquistar o primeiro lugar (23%), seguido por Igor Benza da Tv Zimbo (21%) e Stela de Carvalho do Zap Viva (20%), que regressa ao ‘top 3’ do ranking.
A pesquisa que envolve ainda a preferência dos entrevistados em ouvir rádio, revela que como vem acontecendo ao longo das últimas edições, a Rádio Luanda destaca-se no primeiro lugar na capital, enquanto na Huíla e no Huambo o primeiro lugar é ocupado pela Rádio Mais. A rádio Benguela é a mais ouvida na “cidade das acácias rúbras”, seguida pela Rádio Mais.
António Manuel “Jojó” e Jorge Gomes ocupam a primeira e terceira posição dos locutores mais ouvidos. Otenásio Matias da Rádio Mais está em segundo lugar.
“O estudo agora disponibilizado dá ainda a conhecer os hábitos dos internautas angolanos. De salientar a forte utilização das redes sociais, nomeadamente o Facebook, seguindo-se o Whatsapp. Entre os sites angolanos mais referidos encontra-se a Platina Line e o “Xé Agora Aguenta”, refere a pesquisa.