Universidade Lusófona atribui título Doutor Honoris Causa a José Maria Neves

A Universidade Lusófona atribui ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento do seu percurso político e académico, bem como do contributo significativo que tem dado ao reforço das relações entre Cabo Verde e Portugal. A distinção, proposta pela Reitoria da instituição, representa, segundo a…
ebenhack/AP
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, será distinguido esta segunda-feira, com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona, numa cerimónia solene que conta com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Destaque Líderes

A Universidade Lusófona atribui ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento do seu percurso político e académico, bem como do contributo significativo que tem dado ao reforço das relações entre Cabo Verde e Portugal.

A distinção, proposta pela Reitoria da instituição, representa, segundo a própria Universidade, “uma homenagem à notável trajetória pessoal, científica, cultural e política” de José Maria Neves, e pretende igualmente simbolizar o estreitamento dos laços de cooperação entre os dois países lusófonos.

O momento ganha ainda maior relevância por ocorrer no ano em que Cabo Verde celebra o cinquentenário da sua Independência, um marco histórico que o Chefe de Estado tem vindo a assinalar através de iniciativas que valorizam a memória, a cultura e o papel do arquipélago no espaço lusófono e africano.

A cerimónia terá lugar  esta tarde, no Auditório Agostinho da Silva, em Lisboa, e conta com a presença de várias personalidades institucionais e académicas, entre as quais o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que apadrinhou a distinção.

Com este reconhecimento, José Maria Neves junta-se a um restrito grupo de personalidades distinguidas pela Universidade Lusófona pelo seu contributo excecional para o pensamento, a ciência e o diálogo intercultural no espaço da lusofonia.

Mais Artigos