Venda de diamantes rende 609,2 milhões USD a Angola no 1° primeiro semestre deste ano

A  SODIAM – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, arrecadou 609,2 milhões de dólares, no primeiro semestre deste ano, com a comercialização de um volume de 3,2 milhões de quilates de diamantes brutos, o que representa um aumento de cerca de 8.5%. Os dados foram avançados esta Quarta-feira, em Luanda, pelo chefe de departamento…
ebenhack/AP
“Os resultados foram impulsionados pela Sociedade Mineira de Catoca, que comercializou mais 65% do que o primeiro semestre de 2023”, explica chefe de departamento de planeamento da SODIAM.
Economia Negócios

A  SODIAM – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, arrecadou 609,2 milhões de dólares, no primeiro semestre deste ano, com a comercialização de um volume de 3,2 milhões de quilates de diamantes brutos, o que representa um aumento de cerca de 8.5%.

Os dados foram avançados esta Quarta-feira, em Luanda, pelo chefe de departamento de planeamento da SODIAM, Sendjy Dias, durante a realização do balanço da produção de diamantes no período em referência.

Segundo o responsável, “os resultados foram impulsionados pela Sociedade Mineira de Catoca, que comercializou mais 65% do que o primeiro semestre de 2023”.

Já a nível do preço, disse Sendjy, houve uma redução de 5%, comparativamente ao período homologo.

“Portanto, em termos absolutos, estamos a falar de 11 dólares”, referiu, sublinhado que nos Estados Unidos da América a procura de diamantes naturais reduziu significativamente, sendo que os sintéticos tiveram um crescimento bastante elevado.

Quanto aos principais mercados, indicou, continua a ser os Emirados Árabes Unidos, que absorveu a maior fatia do volume de diamantes exportados, seguido da Bélgica e Botswana, mas com uma “quota muito ínfima”

Mais Artigos