As vendas de divisas pelos bancos moçambicanos aumentaram 51% no segundo trimestre deste ano, face ao anterior, para 1.593 milhões de euros, passando a vender mais do que as compras aos clientes.
De acordo com dados de um relatório do Banco de Moçambique, no primeiro trimestre do ano os bancos comerciais tinham vendido aos clientes divisas no valor de 1.058 milhões de euros.
No sentido contrário, as compras aos clientes aumentaram 10% no mesmo período, de 1.385 milhões de euros de Janeiro a Março, para 1.522 milhões de euros de Abril a Junho, mas neste caso abaixo do total de vendas que os mesmos bancos fizeram no segundo trimestre aos clientes.
As vendas de divisas entre os bancos moçambicanos afundaram 67% em 2024, face a 2023, para 38,4 milhões de euros, mas estes conseguiram comprar mais moeda estrangeira aos clientes do que vendê-la.
De acordo com dados de um relatório anual do Banco de Moçambique, recentemente aprovado, os bancos tinham vendido entre si, em 2023, divisas no valor de 116,5 milhões de euros.
Desde o ano passado, diz a Lusa, que os empresários de vários sectores se queixam de dificuldades no acesso a moeda estrangeira através da banca, situação que permanece em 2025 e que alegam dificultar as importações.