Contrariamente às edições anteriores, este ano, a Vila do Golfe do The Golf Cup Unitel BFA – Campeonato Nacional de Golfe Empresas – acontece no shopping Fortaleza e no hotel Trópico, “ao pôr-do-sol, e com um jantar volante” que irá decorrer durante cerca de três horas, ao contrário dos 90 minutos habituais.
Até então, a referida actividade decorria nos mangais da Barra do Kwanza, na capital angolana, Luanda.
A mudança de local da Vila do Golfe – um espaço em que, no final dos jogos, todas as marcas envolvidas na competição se activam e procuravam um contacto directo com o target executivo e decisor que participa no Campeonato Nacional de Golfe Empresas e se procede a entrega de prémios, visa, de acordo com nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, melhorar e aumentar o tempo de contacto dos patrocinadores com os participantes.
“De forma a melhorar e aumentar o tempo de contacto dos nossos patrocinadores com todas as pessoas envolvidas, aumentar o tempo de convívio entre todos os intervenientes e criar um ponto mais acessível para o mesmo, a Vila do Golfe e entrega de prémios irá decorrer em Luanda e não na Barra do Kwanza”, indica o documento.
No comunicado, a organização anuncia, por outro lado, que este ano nasce uma nova sub-marca do The Golf Cup UNITEL BFA, o Golf Talks, uma conferência para discussão do golfe nacional e mostrar como a modalidade é um palco e ponte para que as empresas e negócios sem potenciem, cuja data ainda está por se confirmar.
“Assim, é mais uma forma de dar voz aos nossos patrocinadores e reforçar o seu posicionamento enquanto especialistas da sua área e respectivos negócios”, referem os promotores do evento.
De acordo com eles, a sub-marca Golfe Solidário continua a garantir a democratização do golfe para que se torne mais acessível a todos, garantindo que os jogadores tenham oportunidade de disputar a competição. “Todos os anos o formato desta sub-marca adapta-se às ideias que tragam valor para a comunidade”, acrescentam.
O que começou com leilões de obras de arte cedidas por artistas plásticos angolanos para que o valor fosse doado para uma instituição solidária diferente todos os anos, vai agora, em parceria com o Banco Alimentar, avança o documento que vimos a citar, desenvolver pelo segundo ano consecutivo um torneio no Clube de Golfe de Luanda, no Morro dos Veados, em que as inscrições são doações.
Campeonato arranca a 18 de Junho

O The Golf Cup Unitel BFA – um projecto que continua a utilizar o golfe como “desculpa” para juntar empresas, empresários e marcas – arranca a 18 de Junho, naquela que será a sua 9ª edição consecutiva.
A competição, garante os promotores, tem permitido um ambiente de comunicação, activação e associação a momentos e valores, alinhados com o posicionamento das mais de 100 marcas que já se associaram ao evento, ao longo dos seus nove anos de existência.
O campeonato vai continuar a ser disputado em quatro etapas de qualificação a nível nacional, sendo que em cada uma delas 36 equipas compostas por dois jogadores, cada uma em representação das suas empresas e que procuram um lugar na derradeira final, explica a nota.
Em cada uma destas quatro etapas, prossegue o documento, apuram-se apenas as três melhores equipas para ocupar as 12 vagas na final. A organização da conta que, pela primeira vez, será dada a oportunidade a mais duas equipas se juntarem a estas 12.
Os dois melhores 4º classificados poderão então disputar a final, que todos os anos é disputada no estrangeiro. Por ordem sequencial, Suncity (África do Sul), Cape Town (África do Sul), Windhoek, na Namíbia (3ª e 4ª edição), Óbidos (Portugal), Joanesburgo (África do Sul), Barra do Kwanza (Angola) – excepcionalmente devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e Windhoek, mais uma vez, foram os palcos que já albergaram a final do The Golf Cup Unitel BFA. O local da 9ª final está por se anunciar.