O volume de negócios alcançados pela petrolífera angolana Sonangol, em 2014, atingiu um total de 10.5 mil milhões de dólares, segundo avançou esta Terça-feira, 25, em Luanda, o presidente do conselho administração da empresa, Gaspar Martins.
Este valor, segundo o responsável, que falava em conferência de imprensa, traduziu-se num EBITDA de 3,4 mil milhões de dólares, evidenciando a solidez e eficiência operacional.
“Em termos de direitos adquiridos, a produção manteve-se robusta, fixando-se em cerca de 201 mil milhões de barris de petróleo por dia”, garantiu Gaspar Martins.
Gaspar Martins explicou que a Sonangol abasteceu o mercado nacional com um volume de 1,4 milhões de toneladas métricas de produtos refinados, garantindo a distribuição de combustíveis, apesar de paulatino crescimento do consumo doméstico.
“Quanto à exploração e produção, a empresa mantém-se como a maior investidora nas concessões petrolíferas no país com uma presença estratégica em 35 concessões petrolíferas, das quais nove operadas directamente”, sublinhou.
A produção directamente realizada pela Sonangol, disse, corresponde a 24 mil barris de petróleo por dia, reforçando o papel da empresa na segurança energética e no desenvolvimento do sector.
“Devido à sua presença em 35 concessões petrolíferas, contribui para que fossem perfurados 21 poços, dos quais oito de exploração, 13 de desenvolvimento e processados 1 300 km² de sísmica”, assegurou.