O volume de negócios do Sector Empresarial Público (SEP) de Angola, em 2024, registou um aumento de 15,9%, alcançando 12,8 biliões de kwanzas, sendo que o capital próprio cresceu 11,5%, para 14,6 biliões.
Os dados constam de um comunicado divulgado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), que avança que os resultados alcançados evidenciam o compromisso das empresas públicas em fortalecer a sua gestão e acompanhar a evolução das dinâmicas económicas do país.
O universo de empresas públicas e participadas supervisionadas pelo IGAPE integrou 87 empresas, das quais 81 em funcionamento.
No documento, a instituição avança que o desempenho global foi marcado por sinais de crescimento, com um activo agregado que ascendeu para 39,6 biliões de kwanzas.
Apesar da melhoria nos principais indicadores, admite-se persistência de desafios importantes.
A rentabilidade apresentou uma ligeira descida, ROE (retorno sobre o capital próprio) fixou-se em 5,4%, enquanto o ROA (retorno sobre os activos) ficou nos 2,0%. No entanto, a contribuição das empresas para o PIB passou de 18,1% em 2023 para 16,0% em 2024.