Xanana Gusmão apelou à CPLP pela paz global

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu a importância de um “esforço comum” entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para que uma organização possa contribuir para a paz e o desenvolvimento global. Após uma reunião com o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e os representantes dos Estados-Membros, Xanana…
ebenhack/AP
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou a um esforço conjunto entre os Estados da CPLP para promover a paz mundial e o desenvolvimento global, em cooperação contínua.
Líderes

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu a importância de um “esforço comum” entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para que uma organização possa contribuir para a paz e o desenvolvimento global.

Após uma reunião com o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e os representantes dos Estados-Membros, Xanana sublinhou que a cooperação entre os países deve evoluir em torno do objectivo comum de “criar paz e harmonia”. O líder timorense reforçou o papel que a CPLP pode desempenhar, a partir dos seus Estados-Membros, no contributo para a paz mundial e o progresso global.

Xanana Gusmão encontra-se em Portugal numa visita oficial desde o dia 12 de Outubro, a convite do primeiro-ministro português, Luís Montenegro. Durante esta visita, destacou o compromisso dos países da CPLP na defesa do Estado de direito democrático e no desenvolvimento sustentável.

Mais Artigos