A empresa americana Amber Keye Inc, tem disponível uma linha de crédito de 300 milhões de dólares para financiar bancos angolanos. O objectivo é revitalizar o sistema financeiro e impulsionar o crédito às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do sector privado, segundo avançou há dias, em Luanda, o PCA do grupo DABG-Angola Business, Arsénio Bumba.
Segundo o responsável, que falava aos jornalistas, o programa visa promover o crescimento sustentável da economia no país, sendo que o público-alvo são PMEs, tendo clarificado que o financiamento será entregue aos bancos”que terão a capacidade para patrocinar todas as empresas que precisam de crédito”.
Arsénio Bumba explicou que, para o efeito, as instituições bancárias interessadas no financiamento deverão fazê-lo directamentre com o Standard Chartered Bank de Nova Iorque e com o departamento financeiro dos Estados Unidos, que servirá de garantia.
“Para a banca receber o financiamento terá de solicitá-lo e a Amber Keye vai facilitar o processo para que os bancos consigam ter acesso ao financiamento. Portanto, depois de aprovados todos os requisitos pelo departamento que está a fomentar este financiamento, aí sim o dinheiro vem para o banco que solicitou”, detalhou.
De acordo com o PCA da Amber Keye Inc, Kwasi Anim, com esta iniciativa pretendem atrair mais investimento estrangeiro e acelerar a diversificação económica de Angola, tentando criar facilidades sobretudo às Pequenas e Médias empresas dirigidas por mulheres.
“Nós vimos que Angola tem muitas oportunidades, então, gostaríamos de ser está ponte que liga os financiadores com as empresas financeiras ou não financeiras. Encontramos tantas oportunidades aqui e que requer muito trabalho para se chegar até o nível de nós financiarmos. Trabalhamos com empresas em Nova Iorque que são os financiadores dos nossos projectos”, indicou o gestor.
A visita do Kwasi Anim a Angola foi organizada pela DABG-Angola Business Group, consultora local norte-americana, em parceria com a plataforma digital Angola Investor Market, que fortalece sinergias entre o sector privado nacional e internacional para o desenvolvimento do país.
Fundada em 2010, em Nova Jersey (EUA), a Amber Keye Inc é uma empresa focada no desenvolvimento de projectos de infra-estruturas, com foco no mercado africano. O Seu modelo combina projectos viáveis e sustentáveis com empresários consolidados, criando parcerias de alto impacto para o desenvolvimento económico, segundo se pode ler numa nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Segundo fontes da DABG, a iniciativa está alinhada com os esforços do governo angolano para atrair investimento estrangeiro e acelerar a diversificação económica, crucial para o futuro sustentável que se pretende.
*Napiri Lufánia