Ministros da CPLP reúnem-se para debater desportivo

Os ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos em Cascais, com um dos principais pontos da agenda focados na cooperação para a organização dos Jogos Desportivos da CPLP de 2025, a serem realizados em Timor-Leste . Além disso, o encontro analisará propostas para Acolhimento de eventos previstos…
ebenhack/AP
Em Cascais, ministros da Juventude e Desporto da CPLP analisam propostas para os Jogos Desportivos de 2025 em Timor-Leste e discutem o Plano de Acção para o Desporto (2023-2026) da comunidade.
Líderes

Os ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos em Cascais, com um dos principais pontos da agenda focados na cooperação para a organização dos Jogos Desportivos da CPLP de 2025, a serem realizados em Timor-Leste . Além disso, o encontro analisará propostas para Acolhimento de eventos previstos no Plano de Ação para o Desporto (2023-2026), com o objectivo de fortalecer as actividades desportivas entre os países lusófonos.

A abertura do encontro contou com discursos do ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Pedro Duarte, da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, do presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP e ministro dos Desportos de Angola, Rui Falcão Pinto de Andrade, e o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, além do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

A reunião, que decorre no Palácio da Cidadela, foi organizada por Portugal, com o Alojamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os trabalhos técnicos preparatórios foram realizados com reuniões da Comissão da Juventude.

Eventos Paralelos: Bienal de jovens criadores e parlamento juvenil

Em paralelo, Cascais recebe até Sábado a Bienal dos Jovens Criadores da CPLP, com o tema “Uma questão de Língua”, organizada pelo IPDJ e pela Câmara Municipal de Cascais. A Bienal, inaugurada pela primeira vez em 1996, promove trabalhos de jovens criadores e inclui residências artísticas, workshops, debates e uma visita ao centro histórico de Cascais com diversas performances artísticas.

Ainda no âmbito da reunião, decorrem o II Parlamento Juvenil da CPLP, os seus trabalhos reuniram-se na Quarta-feira na Assembleia da República em Lisboa. Este encontro visa criar um espaço de cooperação e partilha de ideias entre jovens dos países da CPLP, sensibilizando-os para os seus direitos e deveres, e promovendo a colaboração entre as nações lusófonas. Os resultados do Parlamento Juvenil serão apresentados aos ministros da Juventude e Desporto na Sexta-feira, encerrando o evento.

Mais Artigos