PR cabo-verdiano reúne com homólogo português e primeiro-ministro Montenegro

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, participa nesta Terça-feira, em Cascais (Portugal), no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em que será um dos oradores, numa homenagem ao antigo Presidente português, Jorge Sampaio. À margem do evento, o líder cabo-verdiano vai manter encontros bilaterais com o seu…
ebenhack/AP
José Maria Neves está em Portugal desde Segunda-feira, 25, para participa hoje e amanhã, em Cascais, no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em que será um dos oradores.
Líderes

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, participa nesta Terça-feira, em Cascais (Portugal), no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, em que será um dos oradores, numa homenagem ao antigo Presidente português, Jorge Sampaio.

À margem do evento, o líder cabo-verdiano vai manter encontros bilaterais com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e, na Quarta-feira, com o primeiro-ministro luso, Luís Montenegro, no âmbito de uma visita a Portugal, conforme anunciou a Presidência do arquipélago.

Segundo a Lusa, o 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas decorre até Quarta-feira, 27, e deverá acolher mais de mil participantes, incluindo altos responsáveis da ONU e líderes de várias partes do globo.

A abertura do evento, com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o rei de Espanha, Felipe VI, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, antecede um programa de intervenções e debate que inclui uma homenagem a Jorge Sampaio.

Falecido em 2021, o antigo chefe de Estado “será lembrado como uma figura central na construção de pontes entre culturas e povos”, indicou a ONU.

José Maria Neves está em Portugal desde Segunda-feira, 25, tendo, poucas horas depois de ter aterrado em Lisboa, visitado a família de Odair Moniz, cabo-verdiano de 43 anos baleado mortalmente, há um mês, por um agente da PSP, um caso ainda sob investigação.

O chefe de Estado, avança a Lusa, disse “expressar, de viva voz, profundo pesar e apoio” aos familiares, numa visita em que foi acompanhado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira.

Mais Artigos