CCILA assinala 11 anos de fomento de parcerias entre a Alemanha e Cabo Verde para o sector da energia

 A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) assinala 11 anos de fomento de parcerias entre a Alemanha e Cabo Verde para o sector da energia. Neste contexto, segundo uma nota, a CCILA organiza o XI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia, parte integrante da XI Missão Empresarial Alemã de Energia, que terá lugar na Cidade da…
ebenhack/AP
Neste contexto, segundo uma nota, a CCILA organiza o XI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia, parte integrante da XI Missão Empresarial Alemã de Energia.
Economia

 A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) assinala 11 anos de fomento de parcerias entre a Alemanha e Cabo Verde para o sector da energia.

Neste contexto, segundo uma nota, a CCILA organiza o XI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia, parte integrante da XI Missão Empresarial Alemã de Energia, que terá lugar na Cidade da Praia entre 24 e 28 de Novembro de 2025.

O respectivo Simpósio, a realizar-se a 25 de Novembro no CERMI em Palmarejo Grande com o tema “Fornecimento Energético Sustentável: Foco Minigrids, Autoconsumo e Comunidades Energéticas para Comércio, Indústria e Agricultura em Cabo Verde”, terá a abertura do ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro, reafirmando o compromisso do governo cabo-verdiano com o desenvolvimento sustentável do sector energético e o apoio institucional a esta iniciativa.

O Simpósio deste ano reúne seis empresas alemãs que irão apresentar as suas inovações e explorar oportunidades de cooperação com empresas locais.

Estas empresas incluem GRENOL GmbH, Off-Grid Europe GmbH, Projekt GmbH, SkySails Power GmbH, Sroka Erneuerbare Energien GmbH e Venios GmbH.

Após a abertura oficial, o Simpósio oferecerá uma plataforma para o debate sobre os desenvolvimentos e projectos mais recentes no sector energético, tanto em Cabo Verde como na Alemanha.

O evento contará com a participação de várias personalidades de destaque na política e economia cabo-verdiana.

“De 26 a 28 de Novembro, a Missão Empresarial continuará com reuniões B2B entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, fomentando novas colaborações e reforçando as já existentes. Estas reuniões visam identificar e desenvolver oportunidades de negócios que promovam a transição energética e a eficiência energética em Cabo Verde”, lê-se no documento.

Nos últimos 11 anos, a CCILA tem sido um agente crucial no apoio ao desenvolvimento sustentável do sector energético cabo-verdiano, facilitando a transferência de know-how e promovendo parcerias entre empresas alemãs e cabo-verdianas.

De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), este esforço contínuo resultou em inúmeros projetos concretos, contribuindo significativamente para o progresso das energias renováveis em Cabo Verde.

Este evento é organizado em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), Cabo Verde TradeInvest (CVTI) e a consultora alemã eclareon GmbH, com o apoio das Câmaras de Comércio Sotavento (CCS) e Barlavento (CCB), a Global Gateway (Cooperação EU-Cabo Verde) e a Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC).

Mais Artigos