A Linhas Aéreas de Angola (TAAG) foi prestigiada com o prémio Supported Finance Deal of the Year, em Dublin, capital da Irlanda, no âmbito dos Aviation 100 Global Leaders Awards atribuídos durante a conferência Airline Economics Growth Frontiers.
Esta distinção internacional, segundo um comunicado da companhia angolana, reconhece a robustez e a sólida cobertura de risco demonstrada na estruturação do financiamento para a incorporação de novas aeronaves e equipamentos da frota da Companhia.
A premiação, ressalta a nota, refere-se especificamente ao financiamento de duas aeronaves Boeing 787-10 Dreamliner, já em operação, um motor sobressalente GE Genx-1 e um propulsor GE Aerospace.
A transação destacou-se pela sua estrutura de garantia multicamadas que incluiu: parcerias de renome: colaboração estratégica com o J.P. Morgan (Mandated Lead Arranger), o Afreximbank e o US EXIM Bank, garantia soberana: a obtenção de uma garantia do Governo de Angola, que permitiu o suporte institucional necessário para assegurar termos e condições de financiamento altamente favoráveis e a gestão de risco eficaz: Uma abordagem inovadora na alocação de risco que estabeleceu um novo precedente para futuras transações no sector da aviação”, lê-se no documento.
Com a integração e entrada em serviço dos novos Boeing 787-10 Dreamliner, informa a empresa, a companhia reforçou a sua capacidade operacional para expandir a sua rede e explorar novos mercados intercontinentais.
Entretanto, o prémio foi recebido pela Administradora do Pelouro Financeiro, Gabriela Bastos, em representação da TAAG.
“Para a TAAG, esta distinção reafirma a robustez da sua estratégia financeira e a credibilidade da companhia junto de instituições financeiras de prestígio internacional, consolidando o seu posicionamento como um operador de referência no sector da aviação”, conclui.




