O Presidente da República reuniu‑se, recentemente, no Palácio do Eliseu, em Paris, com o homólogo francês, Emmanuel Macron, num encontro considerado histórico e que significou um novo salto nas relações entre Cabo Verde e França.
O encontro constituiu uma oportunidade de diálogo, ao mais alto nível, em torno de questões que marcam a nova ordem mundial, caracterizada por diversas rupturas, pela tentativa de enfraquecimento do multilateralismo e por retrocessos no direito internacional.
O Chefe de Estado defendeu, neste quadro, novos mecanismos de cooperação, não apenas a nível bilateral, mas também no quadro multilateral, envolvendo a União Europeia, a CEDEAO e a União Africana.
Os dois presidentes passaram em revista as relações bilaterais, tendo destacado os importantes investimentos franceses no país e demonstrado determinação em dinamizar e elevar a cooperação, designadamente económico-empresarial a outros patamares, estando previsto, para este ano, um fórum empresarial entre os dois países.
José Maria Neves mostrou‑se convicto de que este encontro marcará a diferença nas relações entre Cabo Verde e França, particularmente no reforço das relações empresariais, mas também nos esforços para a paz, a segurança e a estabilidade regional e internacional.





