A Electricidade de Moçambique (EDM) prevê investir 82 milhões de dólares em 2026, com pelo menos 420 mil novas ligações, disse o presidente do conselho de administração da estatal.
Segundo Joaquim Ou-chim, trata-se do fundo disponível para investimento da eléctrica estatal este ano, dos quais cerca de 70 milhões de dólares são provenientes do Projecto ProEnergia, com financiamento do Banco Mundial, e os restantes 12 milhões de dólares da tesouraria da EDM.
A eléctrica moçambicana quer este ano continuar a acelerar o acesso universal à energia, projectando avançar com 420.000 novas ligações até ao final do ano, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas.
“Este esforço enquadra-se no compromisso estratégico de alcançar 100% de acesso à energia elétrica até 2030, através da expansão da Rede Eléctrica Nacional, da implementação de soluções fora da rede e do reforço da infra-estrutura existente, assegurando maior inclusão energética”, disse Joaquim Ou-chim.
O responsável admitiu que a meta de acesso universal de energia até 20230 “é ambiciosa e desafiadora”, com a empresa a indicar que está a registar “progressos significativos”, com a taxa de eletrificação atualmente em 66,4%, apoiada por um “plano robusto de expansão” que prevê a ligação de centenas de milhares de novas famílias por ano.
“Encontram-se em execução programas estruturantes, o reforço da rede de transporte e distribuição, bem como a implementação de soluções fora da rede para acelerar o acesso à energia.
Contudo, o cumprimento da meta dependerá de diversos factores, incluindo a mobilização contínua de financiamento, a estabilidade macroeconómica, a capacidade de execução dos projectos e a mitigação de riscos, como eventos climáticos extremos”, disse Joaquim Ou-chim.
Em relação aos projectos da empresa para este ano, diz a Lusa, a estatal quer avançar com a distribuição da corrente, acelerando a implementação da fase II do programa Energia para Todos – ProEnergia, ao abrigo do qual já fixou 1.123 quilómetros (km) de rede de média tensão, numa meta de 2.545km, implantou 1.907 km de rede de baixa tensão, numa meta de 3.299 km, fixou ainda 1.401 Postes de Transformação num universo de 2.831 previstos, e estabeleceu 477.100 novas ligações face às 541.365 previstas.





