Morreu actriz brasileira Glória Menezes, considerada primeira-dama da televisão

Morreu nesta Terça-feira, aos 91 anos, a actriz brasileira Glória Menezes, um dos nomes mais marcantes da história da televisão, do teatro e do cinema do Brasil. A morte ocorreu na sua residência, no Rio de Janeiro, e foi confirmada pela família e pela assessoria da artista. Com mais de seis décadas de carreira, Glória…
ebenhack/AP
A morte ocorreu na sua residência, no Rio de Janeiro, e foi confirmada pela família e pela assessoria da artista. Com mais de seis décadas de carreira, Glória Menezes participou em dezenas de produções que marcaram a dramaturgia brasileira.
Life

Morreu nesta Terça-feira, aos 91 anos, a actriz brasileira Glória Menezes, um dos nomes mais marcantes da história da televisão, do teatro e do cinema do Brasil.

A morte ocorreu na sua residência, no Rio de Janeiro, e foi confirmada pela família e pela assessoria da artista. Com mais de seis décadas de carreira, Glória Menezes participou em dezenas de produções que marcaram a dramaturgia brasileira.

Glória Menezes foi casada durante 59 anos com o também actor Tarcísio Meira, que morreu em 2021. Juntos, formaram um dos casais mais conhecidos da dramaturgia brasileira e contracenaram em várias produções ao longo da carreira.

A notícia da morte de Glória Menezes surge no dia em que o Brasil perdeu outro nome maior da representação: Laura Cardoso faleceu, aos 98 anos, na sua casa, em São Paulo, depois de se sentir mal.

Glória Menezes nasceu em Pelotas (Rio Grande do Sul), a 19 de outubro de 1934, com o nome Nilcedes Soares de Magalhães, resultado da junção dos nomes dos pais Nilo e Mercedes.

Aos seis anos, mudou-se com a família para São Paulo, cidade onde, anos mais tarde, daria os primeiros passos na carreira artística.

Iniciou sua trajectória no teatro amador e, já em seu primeiro espetáculo, em 1959, recebeu o prémio de actriz revelação em um festival promovido pelo diretor Antunes Filho. No mesmo ano, estreou na televisão na novela Um Lugar ao Sol, recorda o Ministério da Cultura brasileiro, que recebeu “com pesar” a notícia da morte da atriz.

No cinema, fez parte do elenco de O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte, que conquistou Palma de Ouro no Festival de Cannes, destacou o governo brasileiro.

Considerada a primeira-dama da televisão, teve uma presença constante no pequeno ecrã, conquistando o público, quer seja no Brasil ou em Portugal. Irmãos Coragem (1970), O Homem que Deve Morrer (1971), Pai Herói (1979), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Torre de Babel (1998), Porto dos Milagres (2001), Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006) e A Favorita (2008) são algumas das muitas novelas que preenchem o vasto currículo da actriz.

Foi, no entanto, no teatro que começou a dar os primeiros passos na representação. Estava ainda na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo quando fundou o grupo Jovens Independentes, acabando por abandonar os estudos para se dedicar à companhia de teatro.

 

Mais Artigos