A empresária angolana fundadora e CEO da BayQi – empresa angolana de tecnologia especializada em sistema de pagamento digital, comércio electrónico e serviços financeiros, Fátima Almeida, foi eleita recentemente, no Dubai, como uma das 12 mulheres empreendedoras mais inspiradoras do continente africano em 2022, numa distinção do UAE África Networking Group.
O reconhecimento “dos seus negócios, suas paixões, seus propósitos e as suas contribuições para a comunidade africana”, valeram à Fátima Almeida a indicação.
“Quando conhecemos a Fátima, aqui no Dubai, no início deste ano, rapidamente percebemos que é uma líder, uma agente de mudança e uma visionária. A sua paixão e dedicação pelos seus clientes, pela sua equipa e pela sua comunidade eram evidentes. A Fátima é a epítome e a candidata modelo das 12 mulheres inspiradoras e empreendedoras”, justificou o grupo UAE África Networking Grup à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Para a empresária, a distinção representa que “a BayQi está no caminho certo, que está a resolver os problemas dos cidadãos, sobretudo criando facilidades na aquisição de produtos via electónica, de forma segura”. À FORBES, a fundadora de umas das primeiras plataformas de e-commerce em Angola, diz acreditar que a visão da BayQi em conectar África com o mundo e de estar listada numa bolsa de valores, terá pesado para a sua nomeação. “É um reconhecimento internacional do nosso trabalho. Estamos certos e que com a visão, a curto e a longo prazo, chegaremos lá”, afirmou confiante.

Distinguida num grupo de mais de 56 países e acima de 56 projectos, a jovem empreendedora angolana conta que quando apresentou a empresa no Dubai, já na vertente e-commerce fintech, os empresários ficaram “extremamente encantados” e, assegura, perceberam o potencial da BayQi,empresa que fundou em Abril de 2016,passando a segui-la.
“Todas as pessoas com quem sentei e apresentei a BayQi,na vertente Wallet e o sistema de pagamento, adoraram e todo o mundo acredita que tem um mega potencial para ser uma das maiores carteiras digitais de África”, refere, enfatizando, “muitos acreditam que, daqui há mais uns anos, a BayQivai ser um unicórnio – empresas cotada acima de 1 bilhão de dólares.
O programa 12 Mulheres Inspiradoras e Empreendedoras é uma iniciativa comunitária anual do UAE Africa Networking Group, que ocorre após o Dcia Internacional da Mulher e que identifica, selecciona e reconhece doze mulheres excepcionais em África e nos Emirados Árabes Unidos, em todos os setores e profissões.
O grupo UAE Africa Networking é uma plataforma de negócios de networking, baseada no Dubai, que promove a colaboração entre os Emirados Árabes Unidos e vários mercados africanos. Além de incentivar as vendas diretas B2B, o suporte às Pequenas e Médias Empresas, bem como a colaboração comercial para todos os seus membros.
Jaime Pedro*
*Com Francisco de Andrade