A agência de notação financeira Fitch Ratings alterou a avaliação do Banco Africano de Investimento (BAI) de “Estável” para “Positiva” e estabeleceu a avaliação da dívida de longo prazo em “B-“, informou a instituição bancária através de um comunicado, publicado no seu website.
No documento, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o banco realça que a Fitch reconhece a importância sistémica do BAI, a sua posição como o principal banco privado de Angola e o seu papel estratégico no financiamento e apoio à indústria petrolífera estratégica.
“Esta alteração reflecte os grandes superávits fiscais de Angola, frutos da combinação dos preços mais altos do petróleo, da contenção de despesas e de um declínio acentuado da dívida pública, impulsionados pela valorização do Kwanza e por um histórico de reformas económicas orientadas para a estabilidade”, lê-se no comunicado.
A instituição lembra que a revisão do Outlook do BAI acontece depois da perspectiva do rating soberano de Angola ter sido também alterada de “Estável” para “Positiva”.