O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, anunciou, há dias, em Lisboa, que a organização comunitária lusófona e a Índia querem reforçar a cooperação nos mais diversos domínios, incluindo no económico.
Zacarias da Costa avançou ainda que as partes estão também a analisar a possibilidade da integração da diáspora indiana nos Estados-membros da comunidade.
Falando à Lusa, o responsável adiantou que o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, deverá reunir-se com os seus homólogos dos Estados-membros da CPLP, em Nova Iorque, à margem da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Na primeira semana de Dezembro, está prevista a realização da semana da lusofonia em Goa, uma iniciativa conjunta da CPLP, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, do gabinete do secretário de Estado das Comunidades portuguesas e das autoridades da Índia”, informou.
O secretário executivo do bloco lusófono enfatizou o facto de “os indianos estarem também interessados numa cooperação na área económica, com os Estados-membros da CPLP”.
A Índia é um dos países observadores associados da CPLP. A candidatura da Índia àquele estatuto foi aprovada na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu em 17 de Julho de 2021 em Luanda, Angola.





