Moçambique está a negociar a sua inclusão na primeira edição de um programa de aceleração digital da Microsoft, anunciou a administração da tecnológica norte-americana, após uma reunião, em Nova Iorque, com o Presidente moçambicano.
“É o primeiro ano do programa, é um ano de lançamento. Estamos a tentar identificar quais são os países que vão avançar connosco. Moçambique, neste momento, está posicionado como um dos países da linha da frente em termos de avançar com o programa”, referiu André Aragão Azevedo, diretor do Programa de Desenvolvimento Digital da Microsoft, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com o chefe de Estado Filipe Nyusi.
De acordo com o responsável da tecnológica norte-americana, o encontro visou trabalhar em conjunto com o Governo moçambicano para promover a aceleração da digitalização em Moçambique e das oportunidades digitais para a população de moçambicana.
“Na Microsoft criámos um novo programa de desenvolvimento digital. O programa de desenvolvimento digital tem, na verdade, o objectivo de apoiar os países na aceleração da digitalização”, frisou André Aragão Azevedo, citado pela Lusa.
De acordo com o responsável, o novo programa de aceleração digital traz uma série de benefícios e vantagens para países em desenvolvimento, bem como para os sistemas de digitalização.
“Portanto, estamos neste momento num processo de identificação dos primeiros países com quem vamos trabalhar, dos cinco países com quem vamos trabalhar”, disse ainda, reconhecendo “a vontade enorme” de Moçambique de entrar neste programa.