É hoje, sexta-feira, 19 de Abril, no hotel Intercontinental, em Luanda, que acontece a cerimónia de entrega dos “Prémios Forbes Responsabilidade Social”.
A gala que vai na sua segunda edição, mantém o objectivo de reconhecer líderes empresariais, figuras públicas e membros da sociedade civil, bem como, elogiar projectos que contribuam positivamente para o bem-estar da comunidade.
Nesta segunda edição, são oito categorias, com três nomeados em cada umaa, excepção feita a categoria “Sector Público Empresarial”, o que completa um leque de 22 organizações nomeadas. Acresce a isso que o trabalho de terreno e parecer técnico esteve a cargo da consultora Cluster.
Na categoria “Logística & Transporte”, estão nomeados a Socia, A.L.A Kwame Express e a DHL Internacional. No “Sector Financeiro”, concorrem o Banco Internacional de Crédito (BIC), o Banco de Fomento Angola (BFA) e o Banco Angolano de Investimentos (BAI).
Para “Comércio & Indústria” estão nomeadas as entidades Aopacks, que se dedica a produção de plásticos, a Lacto RP, que produz o famoso leite Pascual, e a Refriango. Na categoria “Engenharia & Construção”, os nomeados são a Omatapalo, empresa de engenharia e construção, a Carlos Ebenezer, que se dedica a reformas, acabamentos e construção civil, mas também a Soapro.
Enquanto isso, para a categoria “Petróleo, Gás & Minas” estão nomeadas a Sociedade Mineira do Yetwene, a Etu Energias e ainda a Pumangol. Por sua vez, no “Sector Público Empresarial”, apena a Sonangol concorre, ao passo que em “Telecomunicações” estão a Suimagem.com, a Ucall e a Unitel.
Na gala serão ainda distinguidos os “Heróis anónimos”, nomeadamente as entidades Change 1’s Life, Fundação Cuerama e Ministério Programa Criança Feliz.
O júri
A ideia de que a qualidade das nomeações e das premiações depende da qualidade dos membros do júri é corrente de pensamento que norteia os “Prémios Forbes de Responsabilidade Social” e este modo de pensar, levou a composição de um grupo de jurados composto por pessoas credíveis, respeitadas e com provas dadas em diversos sectores e geografias.
Com este mote, o júri dos “Prémios Forbes de Responsabilidade Social” é composto por Waldemar Bento, assessor financeiro internacional em Nova Iorque (presidente), Albina Assis, Comissária-geral na Expo-2025 e ex-ministra dos Petróleos de Angola, Gilvan Bueno, Sócio-fundador da Financier Educação, Guilherme Mampuya, Artista plástico angolano, Nilza Rodrigues, Directora Editorial da Forbes Portugal e Forbes África Lusófona.