Angola enaltece contributo da Angonabeiro no desenvolvimento das comunidades rurais

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, enalteceu, há dias, em Luanda, o contributo que a empresa Angonabeiro tem dado para o desenvolvimento das comunidades angolanas junto das áreas de produção de café, no âmbito da sua responsabilidade social. Falando na cerimónia que marcou a celebração dos 25 anos de existência…
ebenhack/AP
A empresa do grupo Nabeiro – Delta Cafés em Angola tem apoiando mais de 40 mil famílias de pequenos agricultores nas comunidades rurais.
Economia Negócios

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, enalteceu, há dias, em Luanda, o contributo que a empresa Angonabeiro tem dado para o desenvolvimento das comunidades angolanas junto das áreas de produção de café, no âmbito da sua responsabilidade social.

Falando na cerimónia que marcou a celebração dos 25 anos de existência da empresa no país, assinalados na passada Terça-feira, 31 de Outubro, marcada pela homenagem prestada ao fundador do grupo Nabeiro – detentor da empresa -, o responsável angolano destacou o apoio que a Angonabeiro tem vindo a prestar a mais de 40 mil famílias de pequenos agricultores, que se dedicam à plantação e colheita de café. Junta-se a isto a aposta na capacitação dos cafeicultores para a promoção e gestão racional de recursos naturais e protecção dos solos, bem como na construção de infra-estruturas nas zonas produtoras de café, tais como furos, poços e fornos.

Para Milton Reis, o facto de a Angonabeiro comprar o café produzido pelos cafeicultores, contribui também para o fomento da escolarização. “O grupo Nabeiro está em Angola desde 1998 e tem vindo a trabalhar na revitalização da fileira do café, tendo apostado na gestão e modernização desta unidade fabril (Liangol), que se encontrava desactivada desde 1984”, lembrou.

O secretário de Estado para o Planeamento disse ainda que o sector do café oferece grandes oportunidades de investimento, cuja exportação trará mais divisas a nossa economia. “Por essa razão, a estratégia do governo angolano deverá basear-se num modelo forte de desenvolvimento da cadeia de valor do café, com a presença, em simultâneo, de grandes, médios e pequenos agricultores, numa lógica de cooperação integrada, apoiados por empresas ancoras como a Angonabeiro, que vão prestar apoio desde a plantação até a colheita, para garantir que a qualidade do café seja a melhor e alcançar níveis de produção que permitam economias de escala na sua exportação”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente do conselho executivo do grupo Nabeiro, Miguel Nabeiro, avançou que recentemente foi instalado uma nova linha de cápsulas, um equipamento de tecnologia avançada, que ajudou a lançar a marca Ginga em Cápsulas Delta Q.

“Um investimento ambicioso, de valor elevado, e que apenas confirma que a nossa aposta aqui será constante, pois pensamos no futuro e acreditamos na Indústria nacional e no mercado onde já vendemos mais de 15 milhões de cápsulas Delta Q e onde sabemos que vamos continuar a crescer”, assegurou.

Miguel Nabeiro referiu que houve a necessidade de se investir em outras áreas fulcrais para o crescimento do negócio.

“Nesse sentido, construímos um moderno centro de logística, de onde sai diariamente a nossa frota de distribuição e onde juntámos aos nossos produtos Ginga, todos os outros produtos do grupo Nabeiro, mas também um portfólio alargado das melhores marcas internacionais de produtos alimentares e também de produtos não alimentares”, indicou.

Mais Artigos