O presidente do Conselho Europeu, António Costa, considerou que Angola desempenha um “importante papel” na defesa da paz e na promoção da reconciliação em África, numa reunião mantida segunda-feira, em Nova Iorque, com o Presidente angolano, João Lourenço.
O encontro entre os dois líderes aconteceu num momento de intensa actividade diplomática internacional, com a presença em Nova Iorque de chefes de Estado e de Governo de vários países para a 81.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Após a reunião, António Costa recorreu às redes sociais para destacar os resultados do encontro, que classificou como uma “excelente reunião”, sublinhando igualmente a relação de parceria existente entre a União Europeia (UE) e Angola.
“A União Europeia (UE) e Angola são parceiros de confiança. Felicitei o Presidente Lourenço pela sua liderança na União Africana enquanto defensor da paz e da reconciliação”, escreveu António Costa.
Na mesma publicação, o presidente do Conselho Europeu salientou a intervenção de Angola na procura de respostas para os desafios de paz e segurança que afectam diferentes regiões do continente africano.
Segundo António Costa, Angola tem assumido um “importante papel” na promoção de soluções africanas para os problemas relacionados com a paz e a segurança, tanto ao nível regional como continental.
A posição expressa pelo responsável europeu surge num contexto em que Angola tem procurado reforçar a sua participação nos esforços diplomáticos destinados à prevenção e resolução de conflitos no continente, através de iniciativas de mediação, diálogo político e cooperação regional.
O presidente do Conselho Europeu afirmou ainda que a União Europeia espera continuar a aprofundar a cooperação com Angola nos próximos anos, apontando para o reforço da parceria entre as duas partes em diferentes áreas de interesse comum.
“Esperamos continuar a reforçar a parceria entre a UE e Angola nos próximos anos”, declarou António Costa.
Angola reforça presença diplomática
O encontro com António Costa integra a agenda diplomática do Presidente João Lourenço durante a sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, principal espaço de debate multilateral da organização que reúne representantes dos 193 Estados-membros.
A presença de Angola no encontro ocorre num período em que questões relacionadas com a paz, segurança, desenvolvimento sustentável, cooperação internacional e transformação das instituições multilaterais ocupam um lugar de destaque na agenda internacional.
A participação angolana também permite ao país apresentar as suas posições sobre os principais desafios que afectam o continente africano e defender uma maior participação dos próprios países africanos na definição de respostas para os conflitos e crises que afectam a região.
Neste quadro, as referências de António Costa ao papel de Angola na promoção de “soluções africanas” para os desafios de paz e segurança colocam em evidência a dimensão continental da actuação diplomática angolana.
A relação entre Angola e a União Europeia constitui igualmente uma das dimensões da política externa do país, abrangendo áreas como cooperação económica, desenvolvimento, paz e segurança, governação e outros domínios de interesse bilateral e multilateral.
Assembleia Geral da ONU reúne líderes mundiais
A 81.ª Assembleia Geral das Nações Unidas reúne esta semana, em Nova Iorque, líderes e representantes dos 193 Estados-membros da organização, num dos principais momentos do calendário diplomático internacional.
A edição deste ano tem como lema “Restaurar a Confiança, Gerir a Transformação: uma Organização das Nações Unidas que Produz Resultados para Todos”, colocando em debate os desafios enfrentados pelo sistema multilateral e a necessidade de reforçar a capacidade das Nações Unidas para responder às questões globais.
Entre os temas que deverão dominar os trabalhos estão os conflitos armados, a paz e segurança internacionais, o desenvolvimento, as alterações climáticas, a cooperação multilateral e os desafios económicos e sociais que afectam diferentes regiões do mundo.
A Assembleia Geral deverá igualmente prestar atenção ao processo de sucessão do actual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, cujo mandato termina a 31 de Dezembro.
João Lourenço deverá discursar perante a Assembleia Geral das Nações Unidas esta terça-feira, apresentando as posições de Angola sobre os principais assuntos da agenda internacional e os desafios que afectam África.
António Costa, por sua vez, está previsto para subir à tribuna da Assembleia Geral na quinta-feira, dando continuidade à participação da União Europeia no principal fórum multilateral das Nações Unidas.
O encontro entre João Lourenço e António Costa acontece, assim, num contexto de reforço dos contactos diplomáticos entre Angola, a União Europeia e outros parceiros internacionais, com particular atenção às questões de paz, segurança e estabilidade no continente africano.





