As perspetivas orçamentais e económicas de longo prazo de Moçambique são positivas, desde que os megaprojetos de gás comecem a dar apoio a partir de 2028, apontou a consultora Oxford Economics.
Entretanto, a entidade alerta para os riscos de uma potencial troca ‘problemática’ de dívida ou mais atrasos nos pagamentos, que devem continuar elevados “se não houver um abrupto ajustamento orçamental”, indica o documento, que chegou a ser noticiado pela Lusa.
Por outro lado, apesar de todo o futuro com potencial positivo, o presente é de preocupação, já que a consultora aponta que o ‘rating’ de Moçambique vai continuar no grau especulativo nos próximos trimestres, argumentando que as agências de notação financeira ainda não confiam o suficiente para melhorar a avaliação.
A Oxford Economics afirmou mesmo que a avaliação do risco de crédito vai continuar perto do grau “extremamente especulativo” até o país implementar “as prometidas reformas orçamentais e o gás natural liquefeito potenciar o crescimento económico”.
“Os desenvolvimentos recentes na economia de Moçambique não deram confiança suficiente às agências de ‘rating’ para melhorarem a opinião sobre a qualidade de crédito soberano do país ou a perspetiva de evolução da nota”, escrevem os analistas do departamento africano da consultora Oxford Economics.





