Digitalização dos serviços aduaneiros: AGT de Angola concretiza transição do sistema ASYCUDA WORLD para o ASY5

A Administração Geral Tributária (AGT) marcou esta Segunda-feira, 05, em Benguela, um passo decisivo no processo de modernização e digitalização dos serviços aduaneiros em Angola, com a transição do sistema ASYCUDA WORLD para o ASY5. Trata-se de um inovador sistema com importantes módulos que irão reforçar as operações da nossa administração, nomeadamente na gestão do…
ebenhack/AP
Trata-se de um inovador sistema com importantes módulos que irão reforçar as operações da nossa administração, nomeadamente na gestão do manifesto de carga marítima, da declaração aduaneira, e da contabilidade e pagamentos.
Economia

A Administração Geral Tributária (AGT) marcou esta Segunda-feira, 05, em Benguela, um passo decisivo no processo de modernização e digitalização dos serviços aduaneiros em Angola, com a transição do sistema ASYCUDA WORLD para o ASY5.

Trata-se de um inovador sistema com importantes módulos que irão reforçar as operações da nossa administração, nomeadamente na gestão do manifesto de carga marítima, da declaração aduaneira, e da contabilidade e pagamentos.

De acordo com a coordenadora do comité de gestão do projecto ASY5, Cynthia Ratle, estas ferramentas promoverão ganhos de eficiência, maior transparência e comodidade para todos os colaboradores e parceiros e alinhamento com as melhores práticas internacionais.

A introdução desta tecnologia, segundo a AGT, traduz o compromisso do Estado angolano com a melhoria da gestão das fronteiras, a facilitação do comércio legítimo e o reforço do combate a práticas irregulares, como fraudes e contrabando.

De acordo com a coordenadora do comité de gestão do projecto ASY5, Cynthia Ratle, Angola, através da Administração Geral Tributária (AGT), tem vindo a assumir uma postura activa no reforço da eficiência, da modernização e da transparência nos nossos serviços.

“O fortalecimento destas práticas, além de promover melhores condições para o ambiente de negócios no nosso país, reflecte o compromisso contínuo em oferecer uma experiência mais acessível e célere aos nossos contribuintes e parceiros. Muito já foi alcançado. A implementação do sistema Asycuda World foi um marco histórico. Este sistema introduziu módulos integrados que permitiram a transformação da nossa capacidade de gestão, desde o manifesto de carga ao questionário electrónico (eQuery)”, reforçou.

A responsável fez saber que os tempos exigem novos passos e novas respostas aos desafios crescentes do comércio internacional, apontando que a globalização e a complexidade da logística transfronteiriça colocam à prova, tendo como prioridade facilitar o comércio lícito e assegurar a segurança e integridade da cadeia logística.

“É neste espírito que, em Junho de 2024, uma equipa de alto nível da AGT deslocou-se à sede da CNUCED, em Genebra, para oficializar a adesão ao ASY5, a nova geração da plataforma Asycuda. Este novo sistema não só representa um avanço tecnológico, como também materializa o esforço conjunto de modernização do sector aduaneiro em Angola”, recordou.

Mais Artigos