Moçambique diminuiu em 17 milhões de euros a dívida ao Estado português em três meses, para 308,7 milhões de euros até Setembro, reduzido assim até 5,5%, segundo boletim da dívida pública do Ministério das Finanças moçambicano.
Relativo ao terceiro trimestre, de acordo com o documento, o ‘stock’ da dívida a Portugal ascendia a 325,8 milhões de euros no final do segundo trimestre.
Entre os credores bilaterais de Moçambique, no final do terceiro trimestre de 2025, a dívida a Portugal era apenas ultrapassada pela da China, 1.153,5 milhões de euros, e pela do Japão, com 346,9 milhões de euros.
Segundo a Lusa, os dados de 2025 do Governo apontam que Moçambique falhou em 2024 pagamentos de serviço da dívida externa de 47,3 milhões de euros, mais de metade a Portugal, alegando dificuldades pela agitação pós-eleitoral.





