A Omatapalo, empresa de engenharia e construção civil, investiu um milhão de dólares na reconstrução e aquisição de equipamentos do primeiro talho da Fazenda Mumba, inaugurado nesta Segunda-feira, 24, na cidade do Lubango, província da Huíla.
De acordo com um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a entrada em funcionamento do primeiro talho, da Fazenda Mumba, “marca o início de um projecto que visa desenvolver uma fileira no sector da carne”, que passa pela abertura de um matadouro industrial na mesma província, até ao final de 2023, com o propósito de servir toda a região Sul do país, bem como outras unidades de venda de carne a retalho.
No acto de inauguração, diz a nota, o CEO do Agronegócio da Omatapalo, Nuno Paulo, afirmou que a produção de proteína animal é o core business da fazenda Mumba, dando conta que a venda directa e a proximidade ao cliente passam também pela abertura de estruturas como esta [o talho], como forma de verticalização do negócio. “Em breve, iremos abrir um talho idêntico em Luanda”, anunciou.
Segundo Nuno Paulo, a abertura do matadouro industrial no Lubango, “com uma capacidade de abate considerável, irá permitir um serviço em condições higieno-sanitárias e de certificação GLOBAL-GAP do produto final”, para servir toda a zona Sul do país.
O talho, descreve a Omatapalo no comunicado, permitiu criar sete postos de trabalho directo e vai comercializar carne bovina, caprina, suína e de aves, com origem na Fazenda Mumba.
A Fazenda Mumba, localizada próximo à fronteira com o Cuando Cubango, emprega 700 pessoas e desenvolve a sua actividade em cerca de 43 mil hectares, dos quais 20 mil já em plena utilização.
Para além da produção de carne, a Fazenda tem mais três linhas estratégica de acção, nomeadamente a produção integrada de cereais (milho, soja, trigo e feijão), produção de fruticultura (abacate, manga e maracujá) e a silvicultura, “tendo como base uma agricultura de precisão, de baixo carbono e energeticamente sustentável”.





