O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, será distinguido com o título de “Doutor Honoris Causa em Filosofia de Relações Internacionais” pela Universidade do Malawi. Trata-se de um reconhecimento a ser atribuído durante a visita de trabalho que o estadista efectua àquele país africano de 28 a 29 de Agosto corrente.
De acordo com um comunicado de imprensa da Presidência de Moçambique, “o título é-lhe atribuído em reconhecimento a esforços que terá feito na melhoria das relações de cooperação entre Moçambique e Malawi nos últimos anos”.
Filipe Nyusi visita o país a convite do seu homólogo malawiano, Lazarus Chakwera, que à semelhança de Nyusi, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no passado dia 15.
Em Malawi, o Chefe de Estado moçambicano vai também reforçar e aprofundar as relações históricas de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre os dois países e povos.
“O Presidente da República vai, igualmente, participar, como Convidado de Honra, na cerimónia de abertura da 20ª Edição da Feira Nacional Agrícola do Malawi, que se realiza sob o lema “Rumo à Agricultura Orientada para a Exportação através da Comercialização e Inovação”, refere a nota de imprensa da Presidência.
*Rodrigo Oliveira