O ano académico 2024/2025 nas Universidades de Varsóvia e Jaguelónica, em Cracóvia, terá um início especial para os estudantes de português e espanhol, com uma palestra da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Vencedora do Prémio Camões em 2021, o mais prestigiado galardão literário para autores de língua portuguesa, Chiziane será protagonista de um evento que destaca a sua obra e a importância da literatura na negociação de identidades.
A palestra, intitulada “A literatura como o lugar de negociação de identidades” , realizada-se-á no dia 16 de outubro , às 11h30, na Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Varsóvia , sala 0.410, e será proferida em português, com tradução simultânea para polaco. Dois dias depois, a escritora estará presente na Universidade Jaguelónica de Cracóvia , onde repetirá o evento no dia 18 de outubro .
Esta iniciativa é promovida pela Cátedra Paulina Chiziane , sediada na Universidade de Varsóvia desde o início de 2024 e que integra a rede de cátedras de investigação do Camões IP . A criação desta cátedra é um marco importante para a promoção da língua e cultura lusófonas em Polónia, oferecendo um espaço de reflexão e estudo dedicado à literatura dos países de língua portuguesa.
À semelhança das “Palestras Saramaguianas”, realizadas em 2022, o evento procura inspirar todos os que, na Polónia, estudam, ensinam e investigam a língua portuguesa e as suas literaturas, promovendo um diálogo intercultural e enriquecedor académico.