O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta Quinta-feira que vai marcar a data das eleições legislativas “brevemente” e as presidenciais para Novembro, convidando quem discordar com a medida a apresentar queixa no tribunal.
Sissoco Embaló, que falava durante a recepção de cumprimentos de novo ano por parte de representantes de diferentes instituições do país, sustentou que o seu mandato termina em 04 de Setembro e que, por essa razão, irá marcar as eleições presidenciais para Novembro.
“Quem não concordar com essa data que vá ao tribunal, o mesmo tribunal que tinha dito que o meu mandato começa a contar no dia 04 de Setembro de 2020”, observou o Presidente guineense.
O chefe de Estado tomou posse “simbolicamente”, em 27 de Fevereiro de 2020, num hotel de Bissau, numa altura em que estava em curso um contencioso eleitoral que seria decidido no Supremo Tribunal de Justiça a 04 de Setembro, dando-lhe a vitória nas presidenciais que disputou, numa segunda volta com Domingos Simões Pereira.
A oposição ao regime de Embaló afirma que o seu mandato termina no dia 27 de Fevereiro próximo, com o argumento de que aquele exercício é válido a partir do dia da posse do Presidente.
Os opositores têm defendido que a partir do dia 28 de Fevereiro este deixará de ser Presidente legítimo da Guiné-Bissau.
Em relação às eleições legislativas antecipadas, Embaló anunciou que “brevemente” irá realizar novas consultas aos partidos e plataformas eleitorais para marcar a data, “para que o povo decida”.
O Presidente guineense pediu ao primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros, para que incluísse na sua agenda “um bom planeamento das necessidades” com as duas eleições e ainda exortou os partidos e plataformas a se prepararem.





