Negócios cambiais da banca moçambicana com clientes crescem 8,4%

Os negócios cambiais da banca moçambicana com clientes cresceram 8,4%, para 4.675 milhões de dólares, do primeiro para o segundo trimestre do ano, segundo dados do banco central. De acordo com o mais recente Boletim dos Mercados Monetário Interbancário e Cambial, relativo ao segundo trimestre de 2026, divulgado pelo Banco de Moçambique, o volume total…
ebenhack/AP
Banco de Moçambique diz que o volume total de negócios dos bancos nas operações cambiais com clientes cresceu face aos 4.314,4 milhões de dólares registados entre Janeiro e Março.
Economia Negócios

Os negócios cambiais da banca moçambicana com clientes cresceram 8,4%, para 4.675 milhões de dólares, do primeiro para o segundo trimestre do ano, segundo dados do banco central.

De acordo com o mais recente Boletim dos Mercados Monetário Interbancário e Cambial, relativo ao segundo trimestre de 2026, divulgado pelo Banco de Moçambique, o volume total de negócios dos bancos nas operações cambiais com clientes cresceu face aos 4.314,4 milhões de dólares registados entre Janeiro e Março.

De acordo com o comunicado final da mais recente reunião do Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, realizada em 29 de Julho, o mercado cambial moçambicano registou “maior fluidez” no primeiro semestre, “sustentada pela indústria extrativa, com elevados níveis de compras e vendas de divisas”.

Já segundo o Boletim dos Mercados Monetário Interbancário e Cambial, as compras de divisas pelos bancos aos clientes ascenderam a 2.018,1 milhões de dólares no segundo trimestre, mais 15,1% do que os 1.753,7 milhões de dólares nos primeiros três meses do ano.

No mesmo período, as vendas totalizaram 2.028,4 milhões de dólares, um aumento de 22,5% face aos 1.656 milhões de dólares de Janeiro a Março.

No mesmo período, diz a Lusa, as operações com derivados financeiros equivaleram a 628,7 milhões de dólares, abaixo dos 904,7 milhões de dólares (790 milhões de euros) registados no primeiro trimestre.

 

Mais Artigos