Netumbo Nandi-Ndaitwah destaca papel de Angola na luta pela libertação da Namíbia

A Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, destacou o papel de Angola na luta pela libertação dos povos africanos, com particular ênfase no apoio prestado à Namíbia, considerando que a história comum de sacrifício, coragem e solidariedade continua a sustentar as relações entre os dois países. Ao discursar perante a Assembleia Nacional de Angola,…
ebenhack/AP
Presidente namibiana enaltece os laços históricos de solidariedade entre os dois países e considera a criação da Comissão Bi-Nacional Angola–Namíbia um marco no reforço da cooperação bilateral.
Economia

A Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, destacou o papel de Angola na luta pela libertação dos povos africanos, com particular ênfase no apoio prestado à Namíbia, considerando que a história comum de sacrifício, coragem e solidariedade continua a sustentar as relações entre os dois países.

Ao discursar perante a Assembleia Nacional de Angola, durante a sua visita de Estado ao país e no quadro da inauguração da Comissão Bi-Nacional Angola–Namíbia, a chefe de Estado namibiana manifestou agradecimento pelo convite para se dirigir aos parlamentares angolanos e felicitou as autoridades nacionais pela condução dos assuntos do Estado.

Netumbo Nandi-Ndaitwah assinalou que 2025 representou um momento histórico para Angola, ao marcar o 50.º aniversário da Independência Nacional, celebrado num período em que o país assumiu a presidência da União Africana. Na ocasião, felicitou o povo angolano pela conquista da independência e realçou a importância dos parlamentares na preservação da paz, da estabilidade e do desenvolvimento nacional.

A Presidente namibiana recordou que, após conquistar a independência, em 1975, Angola continuou a apoiar outros povos africanos nas respectivas lutas de libertação, consolidando a sua posição como um dos protagonistas da solidariedade continental.

Para ilustrar a dimensão histórica desse compromisso, evocou o pensamento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, sobre a ligação entre a libertação angolana e as lutas travadas na Namíbia, no Zimbabué e na África do Sul.

A dirigente sublinhou que a independência da Namíbia permanece associada ao apoio recebido de Angola e de outros parceiros, incluindo Cuba, cujas contribuições foram determinantes no contexto da luta pela libertação da região.

Netumbo Nandi-Ndaitwah manifestou igualmente reconhecimento pela solidariedade demonstrada pelo povo angolano após a morte do antigo Presidente namibiano Hage Geingob, em Fevereiro de 2024, e do fundador da Namíbia, Sam Nujoma, em Fevereiro de 2025.

Segundo a chefe de Estado, estas manifestações de apoio reafirmaram os laços duradouros entre os dois povos, construídos durante os períodos mais difíceis das respectivas histórias e fortalecidos pela defesa de causas comuns.

Mais Artigos