Cabo Verde coordena centro de alerta de riscos à segurança da África ocidental

O Mecanismo de Alerta Precoce e Resposta dos países da África ocidental, que analisa situações que ameacem a paz e segurança, tem desde Sexta-feira, 15, um centro de coordenação em Cabo Verde, segundo um decreto-lei publicado em Boletim Oficial. O centro será “um elemento complementar substancial do Sistema de Segurança Nacional”, destinada a monitorizar qualquer…
ebenhack/AP
Mecanismo de Alerta Precoce e Resposta dos países da África ocidental analisa situações que ameacem a paz e segurança.
Economia

O Mecanismo de Alerta Precoce e Resposta dos países da África ocidental, que analisa situações que ameacem a paz e segurança, tem desde Sexta-feira, 15, um centro de coordenação em Cabo Verde, segundo um decreto-lei publicado em Boletim Oficial.

O centro será “um elemento complementar substancial do Sistema de Segurança Nacional”, destinada a monitorizar qualquer ameaça à segurança, envolvendo “a contribuição de um amplo leque de atores que nenhum outro elemento do sistema pode assegurar”, lê-se no documento.

Designado como Centro Nacional de Coordenação do Mecanismo de Alerta Precoce e Resposta, sob a sigla CNAPR, o novo organismo tem autonomia técnica e está sob dependência do primeiro-ministro.

Terá um director, auxiliado por cinco unidades compostas por técnicos da administração pública, designados pelo chefe do Governo, “em regime de acumulação de funções, conforme a matéria em causa”, nas áreas de segurança, crime, governança e direitos humanos, ambiente e alterações climáticas e saúde.

Vai competir à nova entidade “analisar dados e informações sobre as situações que ameacem a paz e a segurança humana, independentemente de serem de origem interna ou externa”, dados fornecidos “pelos serviços centrais do estado, pelas autarquias locais e por diversas organizações nacionais e internacionais”.

“Pretende-se que haja uma colaboração especial com outros centros de alerta precoce regionais que fazem parte da Rede de Alerta e Resposta (Ecowarn)”, cuja génese remonta a encontros de líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em 2014.

O centro agora formalizado em Cabo Verde, de acordo com a Lusa, “também terá a missão de acompanhar, alertar, aconselhar e propor ao Governo as medidas adequadas de prevenção e resolução rápida de crises e conflitos face às ameaças à paz e à segurança humana”, conclui.

Mais Artigos