Guiné-Bissau e Tchad vão assinar acordo de cooperação no domínio do comércio e de isenção de vistos

A República Guiné-Bissau e do Tchad vão assinar acordos de cooperação no domínio do comércio e indústria, no domínio da defesa, memorando sobre as consultas políticas e diplomáticas e acordo de isenção de vistos nos passaportes diplomáticos, especiais e de serviço. Para tal, o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Deby, chegou esta Terça-feira, 27, à…
ebenhack/AP
Para tal, o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Deby, chegou esta Terça-feira, 27, à Guiné-Bissau, num voo especial, para uma visita de Estado de dois dias, a convite do seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló.
Economia

A República Guiné-Bissau e do Tchad vão assinar acordos de cooperação no domínio do comércio e indústria, no domínio da defesa, memorando sobre as consultas políticas e diplomáticas e acordo de isenção de vistos nos passaportes diplomáticos, especiais e de serviço.

Para tal, o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Deby, chegou esta Terça-feira, 27, à Guiné-Bissau, num voo especial, para uma visita de Estado de dois dias, a convite do seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A recepção oficial decorreu com Honras de Estado no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, marcando o início de uma agenda que reforça os laços diplomáticos, políticos e de cooperação entre os dois países.

No início da visita, o Presidente da República do Tchad foi recebido no Palácio da República pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló, numa cerimónia oficial de boas-vindas, com prestação de honras militares, entoação dos hinos nacionais dos dois países, em simultâneo com o disparo de 21 salvas de canhão, sessão fotográfica e a entrega da chave da cidade de Bissau ao Presidente do Tchad pelo presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato.

A visita contou com encontros restritos entre os dois Chefes de Estado, e bilateral alargado as duas delegações, seguido da declaração conjunta à imprensa e de um almoço.

Segundo o programa, a visita inclui a deposição de coroa de flores no Mausoléu de Amílcar Cabral e João Bernardo Vieira, em homenagem aos heróis nacionais de luta da independência.

No dia 28, o Presidente da República do Tchad e a delegação visita  a fábrica de transformação de castanha de caju, do Grupo Santy Comercial, sito na zona industrial de Brá, acompanhado pelo primeiro-ministro,  Rui Duarte Barros, ministro do Comércio e Indústria, Orlando Mendes Viegas, e do administrador do grupo Santy Comercial.

Mais Artigos