Omatapalo recorre a empréstimo de 35 milhões de euros para projectos em Angola

O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) assinou um contrato de financiamento de 35 milhões de euros com o grupo Omatapalo para apoiar projectos estratégicos de infra-estruturas em Angola. O financiamento será utilizado na aquisição de equipamentos de construção, maquinaria, veículos, peças de reposição e outros consumíveis necessários à execução dos projectos…
ebenhack/AP
Financiamento será utilizado na aquisição de equipamentos de construção, maquinaria, veículos, peças de reposição e outros consumíveis necessários à execução dos projectos do grupo angolano, segundo um comunicado da Omatapalo.
Economia

O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) assinou um contrato de financiamento de 35 milhões de euros com o grupo Omatapalo para apoiar projectos estratégicos de infra-estruturas em Angola.

O financiamento será utilizado na aquisição de equipamentos de construção, maquinaria, veículos, peças de reposição e outros consumíveis necessários à execução dos projectos do grupo angolano, segundo um comunicado da Omatapalo.

O BADEA adianta que a operação constitui a primeira transação de financiamento comercial da instituição com uma empresa do sector privado angolano e admite mais parcerias com empresas africanas.

“Este acordo com o Grupo Omatapalo representa uma transação histórica para o BADEA, ao estabelecer a primeira operação de financiamento comercial com uma empresa privada em Angolaˮ, afirmou Abdullah Almusaibeeh.

“Constitui um quadro de referência para futuras colaborações com empresas africanas, no âmbito do nosso compromisso com soluções de financiamento inovadoras que aceleram o desenvolvimento de infra-estruturas no continente», acrescentou, citado no comunicadoˮ.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Omatapalo, Pedro Vieira Santos, considerou que a parceria confirma “a maturidade da estrutura financeiraˮ do grupo e a sua capacidade de estabelecer relações estratégicas com parceiros internacionais.

O acordo, diz a Lusa, foi assinado em Riade, na Arábia Saudita, pelo presidente do BADEA, Abdullah KH Almusaibeeh, e pelo diretor executivo para Operações Internacionais do Grupo Omatapalo, Francisco Franca, na presença de uma delegação da Embaixada de Angola na Arábia Saudita.

Mais Artigos