PR angolano nomeia Maria Bragança para o cargo de ministra de Estado para a Área Social

Maria do Rosário Bragança é a nova ministra de Estado para a Área Social, substituindo no cago Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, segundo um decreto presidencial, publicado na tarde desta Segunda-feira, 15. Segundo o documento, foram também exonerados Pereira Alfredo, do cargo de Governador da província do Bié, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa,…
ebenhack/AP
Maria do Rosário Bragança é a nova ministra de Estado para a Área Social, substituindo no cago Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, segundo um decreto presidencial.
Economia Líderes

Maria do Rosário Bragança é a nova ministra de Estado para a Área Social, substituindo no cago Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, segundo um decreto presidencial, publicado na tarde desta Segunda-feira, 15.

Segundo o documento, foram também exonerados Pereira Alfredo, do cargo de Governador da província do Bié, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, do cargo de Governadora da província de Cabinda, Job Pedro Castelo Capapinha, do cargo de Governador da província do Cuanza Sul, Lotti Nolika, do cargo de Governadora da província do Huambo e Deolinda Ódia Paulo Satula Vilarinho, do cargo de Governadora da província da Lunda Norte.

Entretanto, por conveniência de serviço e nos termos da Constituição da República, João Lourenço nomeou Celeste Elavoco David Adolfo, para o cargo de Governadora da província do Bié, Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, para o cargo de Governadora da província de Cabinda, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, para o cargo de Governadora da província do Cuanza Sul, Pereira Alfredo, para o cargo de Governador da província do Huambo, e Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, para o cargo de Governadora da província da Lunda Norte.

Percurso profissional e académico de Maria do Rosário Bragança

No cargo de reitora desde Agosto de 2015, Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela (2011-2015), onde é também professora titular. Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica, atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

Mais Artigos