O antigo vice-governador do Banco de Moçambique, Victor Gomes, sucede Luísa Diogo no cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Absa Bank Moçambique.
O homem que se segue na liderança do banco foi vice-governador do banco central moçambicano, de 2017 a 2022. Entre 2014 e 2017, Victor foi PCA da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
Como Presidente de Conselho de Administração do Absa Bank Moçambique, o novo timoneiro inicia funções de imediato.
Gomes sucede Luísa Diogo, que encerra um ciclo de 13 anos de liderança do banco. No entanto, a gestora mantém-se como administradora não-executiva do Grupo Absa na África do Sul, cargo que exerce desde Agosto de 2023.
Depois de ter sido indicado, Victor Gomes manifestou a sua gratidão pela confiança depositada em si e reconheceu a “grande responsabilidade” de seguir os passos de Luísa Diogo, que também já foi ministra do Plano e Finanças e Primeira-ministra de Moçambique.
“Estou consciente da grande responsabilidade que este cargo acarreta e estou pronto e disponível para enfrentá-lo com determinação e compromisso, com a colaboração de todos […] Juntos temos a capacidade de alcançar grandes feitos e de continuar a fortalecer a nossa posição como uma referência no mercado moçambicano”, reagiu Gomes à sua indicação.
*Rodrigo Oliveira