O Ministério do Turismo de Angola está em negociações “muito avançadas” com o Banco nacional de Angola (BNA) para obter linhas de financiamentos dedicadas ao sector, avançou nesta Terça-feira, 15, o responsável do pelouro, Márcio Daniel.
Falando aos jornalistas na Assembleia Nacional, à margem da cerimónia de abertura do novo ano parlamentar, o governante afirmou que o turismo “é uma aposta clara” no que diz respeito a diversificação da economia, atracção de divisas no país e a criação de empregos.
Márcio Daniel alegou a decisão que foi tomada recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, de separar os ministérios da cultura e do turismo, que como disse, “já começou a dar frutos com resultados à volta”.
“Os resultados são evidentes. Nós já fizemos alguns trabalhos com outros sectores, no domínio do Ministério do Interior em removermos algumas barreiras que impediam a livre circulação dos turistas em território nacional, como os limites de polícias intermunicipais e o controlo fronteiriço dentro dos nossos limites geográficos”, frisou o ministro do Turismo.
Márcio Daniel destacou também que, com o Ministério do Transporte, estão a trabalhar no sentido de conseguirem promover a certificação internacional dos aeroportos, para retirarem o máximo proveito das infra-estruturas aeroportuárias e portuárias para o turismo em Angola.
*Napiri Lufánia