O livro “Antologia Brutalista”, de Ricardo Henrique Rao, é o vencedor da 11.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, anuncia a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
“Na data em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5 de Maio, a UCCLA vai anunciar que o livro “Antologia Brutalista”, de Ricardo Henrique Rao, é o vencedor da 11.ª edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, informa o promotor galardão no seu Website oficial, salientando que o anúncio será feito na Biblioteca das Galveias, em Lisboa, no âmbito do Festival Literário de Lisboa.
Segundo a UCCLA, Ricardo Henrique Rao é de nacionalidade itálo-brasileira, tem de 55 anos, e estará presente na sessão. No entanto, esta edição do prémio reuniu 650 candidaturas, oriundas de diversos países não só de língua portuguesa – como Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mas também da Alemanha, França, Itália, Reino Unidos, Países Baixos, entre outros.
O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa, refere o documento, é uma iniciativa da UCCLA que conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e editora Guerra e Paz, e com o apoio do Movimento 2014 – 800 anos da língua portuguesa.
“Já foram editadas 12 obras (10 primeiros prémios e 2 menções honrosas, cujos autores – 5 portugueses e 5 brasileiros), são maioritariamente jovens. Os 4 primeiros livros foram publicados pela A Bela e o Monstro, e os restantes 6 com a chancela da Guerra e Paz”, lê-se no documento.
Entretanto, ressalta, o prémio foi criado em 2015 e tem como objectivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária.





